Skip to main content

Cirurgia endoscópica da coluna

Principais Indicações para Cirurgia de Hérnia de Disco:

1

Falha no tratamento conservador (medicamentos, reabilitação física e postural) por 12 semanas.

2

Crise hiperálgica – dor intensa não responsiva a qualquer medicação.

3

Déficit neurológico progressivo: perna ficando mais fraca ou mais dormente.

4

Síndrome da Cauda Equina.

HISTÓRIA DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA

A utilização de técnicas endoscópicas na coluna lombar teve suas raízes na década de 1970, com o desenvolvimento inicial de endoscópios flexíveis e instrumentação mais refinada. Ao longo das décadas seguintes, avanços contínuos na tecnologia e na compreensão da anatomia da coluna permitiram o refinamento da cirurgia endoscópica da coluna lombar.

Ao lado o modelo do endoscópio desenvolvido por Anthony Yeung em 1997. Atualmente utilizamos equipamentos parecidos com esse, mas com inúmeros aperfeiçoamentos que nos permitem aumentar a segurança do procedimento.

 

CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA

A cirurgia endoscópica da coluna lombar representa uma inovação significativa na abordagem de condições específicas da coluna vertebral, proporcionando benefícios distintos em comparação com técnicas mais tradicionais.

Ela apresenta inúmeras vantagens em relação ao método convencional.

 

MINHA EXPERIÊNCA NA CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA

2006 – 2009

Residência de ortopedia e traumatologia no Hospital das Clínicas da UFMG.

2009 – 2010

Residência de cirurgia da coluna no Hospital das Clínicas da UFMG.

2011

Curso de aperfeiçoamento em cirurgia endoscópica da coluna em Bogotá.

Realizei a primeira cirurgia endoscópica lombar em Minas Gerais em 2011.

2012 e 2014

Acompanhei o serviço de cirurgia em Herne/ Alemanha no Hospital Sant’Anna, referência alemã na técnica endoscópica da coluna.

2018 até o presente

Professor da Pós-graduação em cirurgia endoscópica da

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP.

Ao longo desses anos, já realizei mais de 800 cirurgias por vídeo endoscopia, o que me permite lidar com as mais diversas situações que podemos encontrar num procedimento cirúrgico como esse.

Diversos estudos mostram que cirurgiões especializados tendem a alcançar melhores resultados e taxas de sucesso em comparação a profissinais menos experientes. Os benefícios de ser operado por um especialista em coluna experiente, incluindo segurança, melhores resultados e cuidados personalizados, superam muito os custos a curto prazo.

VANTAGENS

1. Cirurgia ultra minimamente invasiva: incisões menores resultam em menor trauma nos tecidos ao redor da coluna.

2. Recuperação rápida: muitos pacientes experimentam uma recuperação mais rápida em comparação com procedimentos cirúrgicos convencionais.

3. Menor dano muscular: preserva a estrutura muscular ao redor da coluna, proporcionando uma abordagem mais direta ao foco do problema.

4. Menor sangramento: precisão resulta em menos sangramento durante o procedimento, contribuindo para uma cirurgia mais segura.

5. Menores índices de complicações intra e pós-operatórias.

6. Menor tempo de internação: normalmente, o paciente recebe alta em 12 a 24 horas após a cirurgia.

7. Retorno mais rápido ao trabalho: dependendo da atividade laboral, o paciente pode retornar após 15 dias.

8. Reabilitação precoce: inicia-se com 5 a 7 dias após a cirurgia, com atividade supervisionada de baixo impacto em 30 dias.

O procedimento envolve pequenas incisões, por meio das quais um endoscópio com uma câmera de alta definição é inserido. Durante o procedimento, os instrumentos cirúrgicos especializados são guiados pelo endoscópio para tratar condições como hérnias de disco, estenose espinhal ou outras afecções que podem causar compressão nervosa. Existem duas principais vias de acesso: transforaminal e interlaminar.

O objetivo é descomprimir as raízes nervosas na região lombar através da ressecção parcial ou completa do ligamento amarelo, ressecção de osteófitos e remoção da hérnia de disco. A cirurgia visa melhorar a qualidade de vida, reduzindo eficientemente os sintomas. A técnica interlaminar é realizada com anestesia geral, enquanto a técnica transforaminal geralmente é realizada com anestesia local e sedação.

Todos os benefícios, riscos e possíveis complicações devem ser amplamente discutidos com o seu médico.

Quais as vantagens da cirurgia endoscópica da coluna?

Conheça 7 vantagens da cirurgia endoscópica da coluna!

TÉCNICAS DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA

OBJETIVOS DA CIRURGIA ENDOSCÓPICA

A hérnia de disco pode voltar após uma cirurgia?

× Como posso te ajudar?